|
Post by Felipe Diniz on Feb 12, 2015 10:18:48 GMT -3
Até o fim do ano pretendo aprender processos estocásticos, mas não conheço bons livros sobre o assunto. Se puderem me indicar alguns, fico agradecido. Valeu!
|
|
|
Post by Walner Mendonça on Feb 17, 2015 15:00:29 GMT -3
Bom, não sei exatamente o que vc pretende aprender de processos estocásticos. Afinal, processos estocásticos são apenas objetos (é estranho dizer que quer aprender processos estocásticos... é como dizer que quer aprender funções contínuas). O que talvez seja interessante de aprender são as coisas que envolvem processos estocásticos. Dessas coisas, eu gosto muito de equações diferenciais estocásticas. E quando eu fui estudar por contra própria essas coisas, eu estudei pelo livro do Oksendal. Bernt Øksendal, Stochastic differential equations an introduction with applications (2010)Um outro livro que eu gosto muito e que me ajudou com os pré-requisitos para ler esse Oksendal é o seguinte: Achim Klenke, Probability theory -- a comprehensive course (2007)Esse livro, inclusive, contém ao menos uma introdução a muitos outro tópicos de Probabilidade, como percolação, martingais, cadeias de Markov, movimento Browniano, processo de Poison, SDE.
|
|
|
Post by Felipe Diniz on Feb 18, 2015 11:03:26 GMT -3
Na UFRJ tem um curso chamado Processos Estocásticos, Walner. Se quiser pode levar sua reclamação pra eles. Obrigado pelas recomendações.
|
|
|
Post by Walner Mendonça on Feb 19, 2015 11:45:26 GMT -3
É, algumas universidades/institutos (e.g., MIT) possuem o curso de Stochastic Processes. Na UFC (que é a minha universidade) tem uma disciplina dessas na eng de teleinformática, se não me engano. Mas o enfoque é em controle estocástico e coisas relacionadas. Já na universidade de Illinois (at Urbana-Champaign), por exemplo, esse curso trata de Cadeias de Markov , processo de Poison e filas. Esse é o problema de ter um nome tão geral. Não dá para saber o que você vai estudar. Acho que não me cabe fazer tais reclamações à UFRJ, uma vez que nem estudo lá. Mas se estudasse, eu faria. Agora você poderia ser mais explícito e dizer o que vc quer estudar com processos estocásticos. Acho que isso deve lhe ajudar mais.
|
|
|
Post by Felipe Diniz on Feb 19, 2015 13:27:18 GMT -3
Pretendo fazer o curso deles, e vou estudar o que mandarem estudar. O problema é justamente que não tem como eu ser mais explícito. A única coisa que eu sei é que lá eles dão o curso de Processos Estocásticos, mas não encontrei a ementa em lugar nenhum. Na minha cabeça esse curso ( assim como a ementa ) era padrão e não iria haver problemas com isso.
|
|
|
Post by Walner Mendonça on Feb 19, 2015 21:44:14 GMT -3
|
|
|
Post by Felipe Diniz on Feb 20, 2015 15:38:00 GMT -3
O livro Probability Theory- A Comprehensive Course parece ser ótimo! Já to de olho nesse.
|
|