|
Post by samuel on Feb 10, 2015 23:03:30 GMT -3
Sejam $U$, $W$ subespaços vetoriais de um espaço vetorial $V$.
1) Mostre que $V \cap U + V \cap W \subset V \cap (U+W)$.
2) Para quais espaços vetoriais $V$ temos válida a propriedade:
$$ V \cap U + V \cap W = V \cap (U+W) $$ ?
Observem a primeira questão.
Se $x = x_1 + x_2 \in V \cap U + V \cap W$, onde $x_1 \in V \cap U$ e $x_2 \in V \cap W$. Então, ambos $x_i, i = 1, 2$ pertencem a $V$, o que implica que $x \in V \cap (U + W)$ o que mostra 1).
Está correto?
Vocês me ajudem na segunda questão?
Eu não entendi a pergunta. Já mostrei que não vale a igualdade fazendo $V = \{(x, x) \in \mathbb{R}^2\}, U = \{(0, y) \in \mathbb{R}^2\}$ e $W = \{(x, 0) \in \mathbb{R}^2\}$.
|
|
|
Post by Thiago Nascimento on Feb 11, 2015 6:53:27 GMT -3
A resposta da segunda questão é não, já que você já deu um contra-exemplo.
|
|
|
Post by samuel on Feb 11, 2015 9:55:48 GMT -3
Oi Thiago. Talvez não consegui deixar claro. Não vale a igualdade. Sim, eu achei esse contra-exemplo. Porém a resposta está incompleta.
Fazendo uma variação desta pergunta, era seria assim:
Dados $U, W$ subespaços vetoriais de $V$, para quais espaços vetoriais $V$ temos válida a propriedade $V \cap (U + W) = V \cap U + V \cap W$ ?
Observe que o exercício não pede para mostrar se vale ou não a igualdade, mas pede condições de V para que tal igualdade ocorra.
|
|
|
Post by Duvidoso on Feb 11, 2015 17:04:43 GMT -3
Nas minhas contas a propriedade sempre vale, veja que U, e W como vc tomou no exemplo não são subespaços de W, pois a unica coisa em comum nos 2 é a origem, o resto não. Segue a imagem de como fiz
|
|
|
Post by senhormouse on Feb 11, 2015 23:24:39 GMT -3
Entendi alguma coisa errado?
Se $U$ e $W$ são subespaços de $V$, então $U$, $W$ e $U+W$ são subconjuntos de $V$. Ou seja, $U \cap V = U$ $W \cap V = W$ $(U+W) \cap V = U+W$
Então vale a igualdade pra qualquer $V$.
|
|
|
Post by samuel on Feb 12, 2015 18:51:50 GMT -3
Perfeito! Vocês tem razão!!! Obrigado
|
|