|
Post by Felipe Diniz on Jan 14, 2015 15:06:59 GMT -3
No livro de análise do Elon tem um teorema que diz o seguinte. Seja uma série dupla $\sum_{i=1}^\infty \sum_{j=1}^\infty x_{ij} $ tal que $\sum_{j=1}^\infty x_{ij}$ é absolutamente convergente para todo $i\in\mathbb{N}$ e que $\sum_{i=1}^\infty \sum_{j=1}^\infty |x_{ij}| < \infty$. Então é possível trocar a ordem dos somatórios, ou seja, $\sum_{i=1}^\infty \sum_{j=1}^\infty x_{ij} = \sum_{j=1}^\infty \sum_{i=1}^\infty x_{ij} $.
Eu gostaria de saber se caso a primeira hipótese seja verdadeira, mas $\sum_{i=1}^\infty \sum_{j=1}^\infty |x_{ij}| = \infty$, é correto afirmar que $\sum_{j=1}^\infty \sum_{i=1}^\infty |x_{ij}| = \infty$ ? Eu suspeito que seja esse o caso, mas não sei se é possível haver convergência ao trocarmos a ordem das somas, fiquei na dúvida.
|
|
Cássio
Membro Iniciante
|
Post by Cássio on Jan 17, 2015 0:01:04 GMT -3
Não é verdade que $ \displaystyle \sum_i |x_{ij}| $ converge. Por exemplo, suponha que $x_{ij} = x_j$. Então $\displaystyle \sum_i |x_{ij}|$ não vai convergir se $x_j \neq 0$, mesmo que $\displaystyle \sum_j |x_{ij}| $ converja. Por outro lado, se convergir, $\displaystyle \sum_j \sum_i |x_{ij}| $ só pode ser infinito, pois caso contrário poderiamos usar o teorema pra trocar a ordem e o somatório na outra ordem também teria que ser finito.
|
|