D
Novo Membro
|
Post by D on Jan 10, 2015 14:06:39 GMT -3
Pessoal, diversos livros mencionam que as equações de Maxwell são incompatíveis com a relatividade galileana, e alguns citam como exemplo a diferença de interpretação quando uma carga num sistema de referência em que está parada e noutro em movimento (no último há corrente, no primeiro não). Mas as discussões que vejo sobre esse conflito Maxwell X Rel. galileana são sempre bem curtas. Vocês saberiam indicar algum livro ou artigo que trabalhe melhor essas questões?
|
|
|
Post by analuiza on Feb 2, 2015 21:24:41 GMT -3
O que acontece é o seguinte, as Leis da Física devem ser iguais em qualquer referencial inercial, ou seja, devemos observar as mesmas manifestações de um fenômeno. Contudo, ao passarmos de um referencial inercial para o outro, utilizando as transformações galileanas, diferentes resultados são obtidos para um mesmo fenômeno. Não sei se existe muito mais do que isso, mas olhando rapidamente encontrei dois links interessantes: www.if.ufrgs.br/mpef/Textos_Apoio/Wolff&Mors_v16n5.pdfwww.if.ufrj.br/~tort/Ensino/relativity.pdfNo primeiro tem uma discussão melhor do que eu falei. Acho que você pode pular pra seção 2.3.5 direto. No segundo, mostra o que acontece com as equações de Maxwell pelas transformações de Galileu (só a cara final, não passo a passo). Pode começar pela página 16. Eu não conheço uma fonte com profundidade maior, mas acredito que juntos esses dois links possam ao menos deixar mais claro.
|
|